O Precipitador eletrostático é um equipamento utilizado
na remoção e tratamento do fluxo de gases os poluentes
provenientes dos mais diversos tipos de processos industriais e / ou
comerciais realizando não só a captação da gordura, como também
sua esterilização de ar.
Elimina vírus, bactérias, além da retenção de gordura, ao produzir uma pequena quantidade de ozônio, capaz de esterilizar o ar, e eliminar acima de 300 odores.
Aplicações
- Churrascarias;
- Galeterias;
- Pizzarias;
- Cozinhas Industriais;
Perguntas frequentes sobre os Precipitadores Eletrostáticos
Os módulos inerciais, formam a 1° bateria por onde é passado a gordura. A sua função é diminuir a velocidade do ar e direcionar a gordura p/ dentro do coletor
Os filtros de tela formam a 3º e última barreira por onde passa os vapores . Após a gordura emanada do bloco de cocção passar pelo sistema de ionização, os módulos de tela tem a função de filtrar o ar que passou pelo coletor,contribuindo na eliminação dos odores quando utilizado em série com carvão ativado.
Os módulos coletores são módulos principais no sistema eletrostático, ligados a um gerador de alta tensão só módulos coletores tem a função de ionizar e coletar a gordura que passa entre as placas ionizadas e coletoras.
Os módulos são energizados a partir do momento em que a porta do equipamento é fechada. O sistema de contato é feito por polipropileno na porta e é usado como proteção.Quando o equipamento é aberto a corrente aos módulos é cortados automaticamente.
Por ser tratar de um equipamento ligado a alta tensão, o mesmo deve estar totalmente coberto evitando umidade do tempo, protegendo a caixa do gerador.
O equipamento é fabricado em chapa de aço carbono fina fria nº18, com estrutura em cantoneira 1 1/4″ x 1/8″, pintado em 3 etapas:
▸ Aplicação de Wash Primer;
▸ Aplicação do Primer Cinza;
▸ Aplicação de tinta Cinza PU.
Os módulos, devem ficar de molho no produto desengordurante por um tempo estimado de 45min. , após esse tempo devem ser enxaguados, devendo secar ao sol.
A limpeza deve ser feita periodicamente, num intervalo de no máximo 30 dias conforme as normas de manutenção (ABNT) de limpeza.
O produto fornecido pela empresa é o LAVADEX III, ou podendo ser usado detergente neutro não agressivo a base de amoníaco ou limão.
A dispersóide (gordura ) retirada do equipamento deve ser recolhida em recipiente de plástico, lacrado e identificado o produto.
O equipamento estando com a tensão adequada, e a manutenção sendo realizada dentro das normas a eficiência do equipamento pode chegar a 97%.
O gerador pode ser danificado caso tenha contato com umidade,onde pode queimar componentes eletrônicos, e ou excesso de gordura nos módulos, onde isso sobrecarrega o gerador também ocasionando sua queima.
O equipamento em condições de temperatura normal,porém a tubulação que aquece o sistema eletrostático deve ser protegida por damper corta fogo instalado antes do equipamento, esse aciona o fechamento a uma temperatura regulável de acordo com o ambiente.
Interromper a propagação de chama através do fechamento de tampa com isolamento térmico, com acionamento disparado por fusível a 72°C, para instalação em paredes, lajes ou dutos.
O equipamento tem variação em seu consumo de acordo com a quantidade de módulos, segue abaixo uma tabela de consumo e amperagem.
É a NBR 14518-2019 que trata de exaustão e ventilação de cozinhas industriais.